Fim das festas em acomodações do Airbnb traz discussão sobre poluição sonora e políticas da boa vizinhança
A plataforma de aluguel Airbnb decidiu tornar permanente a restrição de festas em acomodações alugadas por seus locatários. A proibição é global, e até então era temporária.
A decisão do Airbnb bane a realização de festas e eventos, abrangendo também reuniões abertas. A punição para o hóspede que descumprir a regra vai desde a suspensão da conta até a expulsão da plataforma. Somente em 2021, mais de seis mil hóspedes foram suspensos pelo Airbnb por violarem a regra.
As festas realizadas em casas alugadas costumam causar dor de cabeça para a vizinhança dessas acomodações, principalmente em lugares que atraem turistas como o Porto das Dunas, em Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza. A procura por hospedagens em casas de praia é alta, sendo uma fonte de renda para locatários com casas de veraneio.
Além de destino turístico, o Porto das Dunas é também habitado por pessoas que preferem a calmaria e decidiram trocar Fortaleza por um lugar tranquilo. Os moradores costumam reclamar das festas realizadas em casas alugadas geralmente por jovens aos fins de semana. O barulho dos equipamentos sonoros de potência elevada incomoda e é o principal alvo das reclamações.
Tanto é que este problema acabou sendo alvo de um abaixo-assinado que pede tolerância zero para a poluição sonora. “Já chega de tanto abuso e desrespeito”, diz a petição criada pelos Cidadãos Residentes, Visitantes e Turistas do Bairro do Porto das Dunas.
A administradora Claudia Macambira possui casa no Porto das Dunas e usa o Airbnb como meio para alugar. Ela mora no Rio de Janeiro, mas se mostra preocupada com o perfil de hóspedes que recebe em sua acomodação no Ceará. “Eu não alugo minha casa para festa. Quando as pessoas me procuram eu dou uma desculpa”, conta. Ela relata que permite apenas comemorações como churrasco ou festa de aniversário que não adentrem pela madrugada e não incomodem os vizinhos. Sua acomodação possui piscina, gramado e pode comportar até 12 pessoas.
Em comunicado oficial, a Airbnb relata que “a política de proibição de festas e eventos foi desenvolvida e atualizada com contribuição dos membros do Airbnb Trust & Safety Advisory Coalition, que continuarão trabalhando para fortalecer as regras de uso da plataforma com base nos retornos dos parceiros, Anfitriões, líderes comunitários, lideranças políticas entre outros.”
Nos últimos anos, a plataforma introduziu uma série de medidas anti-festas, como a Linha de Atendimento Urgente e o Canal de Apoio ao Vizinho. Este último foi lançado em 2021, para que a comunidade possa relatar eventuais incidentes em reservas nas proximidades, como festas e eventos irregulares.