Fiat Uno se despede após 37 anos de mercado



21 dez 2021 | Automóveis e outros

Com mais de 4,3 milhões de unidades produzidas, Fiat Uno vai se despedir do mercado nacional com uma série especial limitada a 250 unidades

 

Não é possível falar da indústria nacional e da Fiat no Brasil sem citar o Uno. Fabricado de forma ininterrupta desde agosto de 1984 no Polo Automotivo de Betim (MG), o Fiat Uno acumula 4.379.356 milhões de unidades produzidas e agora está pronto para se despedir depois de 37 anos de história com a série especial Ciao.

A palavra Ciao, em italiano, é uma saudação com dois sentidos: pode ser usada tanto para cumprimentar alguém, quanto para se despedir. Por isso mesmo a Fiat entendeu que não havia melhor forma para batizar a série especial de despedida do Uno. Limitada a 250 unidades, a configuração é numerada com um emblema que identifica a unidade e marca a despedida do carro

“O Uno foi o veículo mais vendido da Fiat na América do Sul, além de ter sido pioneiro em muitos quesitos durante toda a sua trajetória. É justamente essa vocação de inovação e modernidade que vamos manter viva na gama atual e futura da Fiat, sem dúvidas, iremos honrar o legado deste ícone. Por isso não damos ‘Adeus’, mas sim ‘Ciao'”, reforça Herlander Zola, diretor do Brand Fiat América do Sul e Operações Comerciais Brasil.

Todas as unidades são pintadas de Cinza Silverstone, com teto, retrovisores externos e spoiler traseiro pintados de preto. As portas têm maçanetas na cor do veículo e um adesivo lateral com o nome Uno Ciao acompanhado da frase “LA STORIA DI UNA LEGGENDA” — “a história de uma lenda” em italiano. O visual é complementado por rodas de liga leve escuras de 14 polegadas e o logo UNO nas cores da Itália à esquerda da tampa do porta-malas.

A lista de equipamentos possui ar-condicionado, direção hidráulica, quadro de instrumentos com tela de LCD, computador de bordo, sistema de som com rádio bluetooth e entrada USB, airbag duplo, freios ABS com EBD, cinto de três pontos e encosto de cabeça para todos os ocupantes, bancos traseiros bipartidos e rebatíveis, dentre outros.

Se despedindo da linha de montagem em Betim (MG), o Uno carrega história na bagagem. Em 1987 chegou o Uno 1.5 R, o Fiat mais rápido da marca, que fazia de 0 a 100 km/h em 12 segundos. Em 1990, ele foi o primeiro carro do Brasil com motor 1,0 litro. Em 1994, o Mille ELX se tornou o primeiro carro popular a disponibilizar ar-condicionado.

Em 2010, sua segunda geração, 100% desenvolvida no Brasil, arredondou o quadrado característico e apresentou o Novo Uno. Ele foi a plataforma de sonhos e conceitos, como o Uno Ecology, com peças feitas a partir da cana de açúcar e teto com células fotovoltaicas capazes de aproveitar a luz do sol para gerar eletricidade.

Em 2013 chegava ao fim a primeira geração do modelo, marcada pela série especial Grazie Mille. Em 2015, o Uno Evolution estreou no país a tecnologia Start-Stop. O pequeno da Fiat, incluiu em seu vasto currículo os modernos propulsores da família Firefly, nas configurações 1.0 de três cilindros e 1.3.

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