Jornada de cinco dias em Barcelona levará os participantes para conhecer novos modelos de inovação e capacitação em diversas temáticas
Nesta segunda-feira (12), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), em parceria com a universidade La Salle, deu início a imersão ao ecossistema de inovação de Barcelona. O objetivo da iniciativa é que os participantes conheçam e vivenciem a experiência de uma cidade referência no mundo na construção e implementação de um pacto pela inovação.
Entre empresários de diversos setores, representantes de entidades empresariais, governo, universidades e executivos, o grupo de 42 cearenses é liderado pelo Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, que destacou a importância dessa ação e ressaltou que o Ceará vive um momento de inovação, especialmente na área de energias renováveis, que poderá ser impulsionado com os ensinamentos da imersão.
A jornada teve início com uma aula magna de Josep Piqué, Doutor em Ecossistemas de Inovação, Presidente do La Salle Technova Innovation Park em Barcelona e da Rede Catalã de Parques Científicos (XPCAT), que falou sobre os fatores chave da transformação digital nas organizações, sobre o processo de gestão da inovação através das startups e sobre o papel da tríplice hélice no desenvolvimento do ecossistema de inovação de Barcelona.
Posteriormente, o grupo visitou o 22@ Barcelona, o distrito de inovação de Barcelona que transformou 200 hectares de uma área industrial decadente do bairro de Poblenou em um polo de startups e grandes empresas de base tecnológica. Com um investimento público de cerca de 200 milhões de euros, o 22@ visa, além da transformação urbana, gerar as condições favoráveis para a criação dos clusters tecnológicos definidos como estratégicos para a nova fase da cidade e a atração de empresas e pessoas altamente criativas e inovadoras.
Dando continuidade à agenda da imersão, o grupo teve aula sobre liderança e desenvolvimento de pessoas, com o especialista em talento e liderança da La Salle, Jordi Molla. Por fim, a programação do dia foi encerrada com uma dinâmica prática para análise de habilidades de liderança, conduzida por Esther Somoza, especialista no teste MBTI da La Salle.
A imersão “Inovação Disruptiva no Mundo Digital” acontece de 12 a 16 de setembro em que os participantes receberão capacitação em temáticas como transformação digital, inovação, empreendedorismo, liderança e desenvolvimento humano. Diversas visitas técnicas serão realizadas às instituições e empresas referência da Espanha e da Europa, onde os participantes poderão conhecer, na prática, novos modelos de inovação, conduzidos tanto por startups quanto por grandes empresas internacionais, e a aplicabilidade dos conceitos aprendidos em sala de aula.