Inspirada nas corridas Baja 1000 no deserto, a nova picape é a mais potente e rápida já produzida pela marca
A Ford apresentou nos Estados Unidos a nova F-150 Raptor R. Com pré-venda iniciada e previsão de produção para o final do ano, a picape off-road é a terceira geração da linha Raptor, inspirada nas competições Baja 1000 no deserto para desafios radicais em alta velocidade.
Desenvolvida pela Ford Performance, a picape é equipada com motor V8 5.2 supercharger de mais de 700 cv e 88 kgfm de torque, similar ao do Mustang Shelby GT500, mas recalibrado para aumentar o torque em baixa e média rotação.
A nova suspensão traseira tem braços de longo curso – 13 polegadas na frente e 14,1 polegadas atrás – barra Panhard, molas helicoidais de 24 polegadas e amortecedores com ajuste eletrônico independente em cada roda. Os pneus de 37 polegadas são exclusivos e a altura livre do solo é de 33 cm.
São novos também o eixo dianteiro, o de transmissão de diâmetro maior, de alumínio, o conversor de torque, o escapamento de aço inoxidável e o conjunto exclusivo de cárter, filtro e radiador de óleo para condições extremas. A transmissão SelectShift de 10 marchas foi aprimorada pela Ford Performance.
O escapamento com válvula ativa oferece quatro opções de som: Normal, Sport, Quiet e Baja. Estes e outros ajustes do veículo, como direção, suspensão e tração, podem ser customizados, memorizados e acionados por um só comando, pelo botão “R” na direção.
O estilo da F-150 Raptor R é inspirado em predadores do deserto, com capô 1 polegada mais alto que a Raptor básica, extrator de ar agressivo, grade e para-choques pretos. Tem também grafismo exclusivos, com emblemas R em laranja. O interior preto segue a mesma proposta, com bancos Recaro, detalhes em fibra de carbono e multimídia com tela de 12 polegadas.
A Raptor R traz tecnologias inteligentes de direção, como o Trail Turn Assist, que permite reduzir o raio de giro em curvas fechadas, o piloto automático para off-road e o One-Pedal Drive, que permite controlar o acelerador e o freio com apenas um pedal.