A Ford está ampliando a linha da Ranger com a chegada da esperada versão Raptor. Posicionada no topo da gama, será comercializada pela primeira vez no País com preço sugerido de R$ 448.600. Ela já está disponível em toda a rede de concessionárias da Ford, com prazo de entrega das primeiras unidades até o mês de fevereiro de 2024 e com cinco anos de garantia.
Com porte elevado e linhas robustas, a frente da picape contempla uma grade dianteira preta com o nome Ford estampado em letras grandes. Os para-choques de aço pretos se conectam com os alargadores dos para-lamas da mesma cor, na dianteira e na traseira. O protetor dianteiro inferior, na cor prata, traz embutidos dois ganchos de reboque, com um design exclusivo que facilita o acesso mesmo se um dos lados estiver obstruído por lama, água ou terreno irregular.
A poderosa nova versão da picape trouxe chassi redesenhado, nova suspensão com amortecedores de competição Fox e as rodas e pneus especiais. Sua capacidade de imersão é de 850 mm e a carroceria foi otimizada para superar obstáculos, com ângulo de entrada de 32°, ângulo de saída de 27°, ângulo de transposição de rampa de 24° e vão livre do solo de 272 mm. Possui também capacidade de aclive máximo de 45° e inclinação máxima lateral de 35°.
No interior, o volante exclusivo traz um marcador central na cor laranja e borboletas para trocas de marcha de magnésio, além de botões de acesso rápido para ajuste da direção, do escapamento, dos amortecedores e do modo personalizado Raptor. O forro de teto e os acabamentos laterais são na cor preta.
Os bancos esportivos, revestidos em couro e suede preto com detalhes em laranja, são inspirados em aviões de combate. Eles têm estrutura de espuma preparada para absorção de impacto em “pousos” no terreno e formato de concha com apoio lateral em velocidade. Os ajustes são elétricos em 10 níveis.
Ela é equipada com quatro modos de escapamento, diferencial dianteiro e traseiro blocante, ganchos de reboque e protetores inferiores. Conta também com painel digital de 12,4 polegadas, navegador off-road, iluminação 360°, multimídia SYNC 4 com tela de 12,4 polegadas com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, sistema de navegação, carregador de smartphone sem fio e som da B&O com oito alto-falantes.
Suas tecnologias avançadas incluem os exclusivos faróis LED Matrix, com foco variável e direcional, controle de cruzeiro adaptativo com stop & go, frenagem autônoma com detecção de pedestres e ciclistas, assistentes de cruzamentos, de frenagem autônoma em marcha à ré, de manobras evasivas, de permanência e centralização em faixa, de estacionamento automático e frenagem pós-colisão. Dispõe ainda de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, reconhecimento de sinais de trânsito, farol alto automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e sete airbags.
O motor da Ranger Raptor é o Nano 3.0 L V6 biturbo, com potência de 397 cv e torque de 59,45 kgfm. Ele tem bloco de liga de ferro-grafite e cabeçote de alumínio. É associado ao câmbio automático de 10 marchas com opção de trocas manuais no volante, sequenciais ou com a função “skip shift”, que permite pular marchas tanto na aceleração como na redução.
Com esse conjunto, acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos, fazendo da Ranger Raptor a picape mais rápida do Brasil. De acordo com a marca, tem consumo de 8,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, com o tanque de combustível de 82 litros. O motorista pode selecionar sete modos de condução: Normal, Escorregadio, Lama/Terra, Areia, Esportivo, Rock Crawl e Baja. Cada modo traz ajustes específicos do motor, transmissão, freios, ABS, tração, direção, suspensão e escapamento, alterando também o grafismo do painel de instrumentos.