“Não é mais Ford versus Ferrari, é a Ford contra todos.” A fala é do CEO da Ford, Jim Farley, ao revelar o retorno da marca às 24 Horas de Le Mans, no ano que vem, com o Mustang GT3. Baseado no Mustang Dark Horse 2024, o novo carro de competição foi feito especialmente para competir na categoria GT3 da FIA e traz muitas expectativas para a marca, cuja vitória mais recente no circuito francês foi em 2016, com o Ford GT.
Para esse projeto, a Ford Performance ampliou seu relacionamento com dois parceiros de longa data, a Multimatic e a M-Sport. A Multimatic, construtora do icônico Ford GT, vai ajudar a construir e dar suporte ao Mustang GT3. Já a M-Sport, parceira bicampeã do Mundial de Rally, vai montar os motores de 5,4 litros baseados no V8 Coyote desenvolvidos pela Ford Performance. O Mustang GT3 tem suspensão especial de braços curtos e longos, caixa de câmbio montada na traseira, carroceria de fibra de carbono e um pacote aerodinâmico exclusivo desenvolvido para a categoria.
Antes de correr em Le Mans, o Mustang GT3 vai competir em várias provas GT3 pelo mundo, como a Proton Competition, com sede na Alemanha, que vai disputar o Campeonato Mundial de Endurance da FIA a partir de 2024 com dois Mustangs GT3. A Ford Performance também vai correr na categoria GTD Pro da IMSA com dois Mustangs GT3, em parceria com a Multimatic Motorsports, a partir das 24 Horas Rolex de Daytona, em 2024.