A legalização da maconha é um tema que gera bastante controvérsia na sociedade. Há quem seja a favor da legalização, como também existem pessoas contrárias. Contudo, um estudo mostra que a legalização da droga poderia gerar até R$ 8 bi de arrecadação de impostos em apenas quatro anos.
O estudo foi feito pela empresa de inteligência de mercado de cannabis Kaya Mind. O cálculo levou em conta a regulamentação de todas as formas de consumo, ou seja, medicinal, cânhamo (planta de cannabis) e recreativo.
A empresa considerou as devidas finalidades da maconha. No cálculo foi usada a conversão média do dólar no mês de maio de R$ 5,30. No uso medicinal, o estudo utilizou a taxa cobrada atualmente sobre medicamentos nacionais [entre 30% e 33% sobre o preço do remédio].
Devido à enorme variedade de setores que podem ter no cânhamo sua matéria-prima, o impacto da sua aplicação no Brasil foi analisado pela ótica do agronegócio. Portanto, foi considerada a tarifa média de produtos agrícolas no Brasil [6,7%, segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro]. E para o uso adulto, foi aplicada a taxa de 43%, similar à do tabaco e à do álcool [entre 40% e 70%].