O filme “Marte Um” vai representar o Brasil na disputa por uma vaga no Oscar 2023. A produção concorre pela categoria de Melhor Filme Internacional. O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema, na manhã desta segunda-feira (5), após reunião do Comitê de Seleção presidida por Bárbara Cariry.
Com direção de Gabriel Martins, o drama conta a história de uma família negra que vive periferia de Contagem, município de Minas Gerais. O grupo busca realizar sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita. O longa mostra as lutas e tensões vividas pelo casal Tércia e Wellington, assim como as descobertas de seus filhos Deivid e Eunice.
“Marte Um” busca ficar entre os cinco lugares na categoria de Melhor Filme Internacional da premiação. A cerimônia do Oscar 2023 vai acontecer em 12 de março.
Para chegar como representante do Brasil, o filme venceu outras cinco produções nacionais: A mãe”, de Cristiano Burlan; A viagem de Pedro”, de Laís Bodanzky; “Carvão”, de Carolina Markowicz; “Pacificado”, de Paxton Winters e “Paloma”, de Marcelo Gomes.