Depois de encerrar a produção de sua fábrica em Iracemápolis (SP), a Mercedes-Benz anunciou que vendeu o complexo para a chinesa Great Wall Motors, que está adquirindo o terreno de 1,2 milhão de metros quadrados, juntamente com todos os prédios e os equipamentos de produção. O campo de provas e o centro de testes não estão incluídos na transação.
Apesar da venda, as fábricas em São Bernardo do Campo e em Campinas (SP) seguem com produção normal, assim como a planta de Juiz de Fora (MG). A empresa confirma também que todos os proprietários de automóveis continuarão a ser atendidos pelas mais de 50 concessionárias em todo o país.
Segundo a agência Reuters, a montadora chinesa deve investir cerca de US$ 300 milhões para iniciar sua operação no mercado brasileiro. No mundo, a Great Wall vendeu 1,1 milhão de veículos no ano passado, a maior parte no mercado chinês.
Ainda não há informações sobre quais veículos a Great Wall irá produzir, mas especula-se que a operação seja iniciada com o SUV médio Haval H6 e a picape média Série P.