A sensação de esperar algo e finalmente poder apreciar é uma experiência única. Assim foi com a Montana, um dos lançamentos mais importantes do ano. Foi em março que o mercado automotivo nacional conheceu a nova picape da Chevrolet, que tem boas qualidades em desempenho e equipamentos.
Até então um segmento inexplorado pela General Motors, as caminhonetes estão atraindo cada vez mais o público e a Montana foi posicionada entre as duas picapes mais vendidas, Strada e Toro, ambas da Stellantis. Para a avaliação, recebemos a picape na Silcar – revenda Chevrolet com mais de 90 anos no mercado -, que nos foi entregue pelo simpático e solicito Balu, gerente de pós-venda.
De primeira, a impressão é que estávamos ao volante de um veículo com comportamento suave e preciso, com simplicidade e força renovada. A Nova Montana é o primeiro modelo de produção local escolhido para estrear a nova identidade de design global da Chevrolet, que se caracteriza pelo conjunto ótico bipartido na dianteira. A picape traz a luz de posição (DRL) na parte superior, enquanto o farol principal e o pisca compõem uma peça independente de formato trapezoidal e com bordas arredondadas.
De lado, podemos ver seu bonito design juntamente com as rodas de liga leve de 17 polegadas e as dimensões de 4,72 metros de comprimento e cerca de 1,8 metro de largura. A traseira mostra uma identidade própria e conta com a abertura da porta traseira acionada por um botão elétrico. A caçamba tem capacidade de 874 litros.
Ao entrar na cabine, notamos que a posição de dirigir tem algumas semelhanças com a Tracker, sendo que ela tem uma posição mais elevada e um banco bem confortável, com um perfeito apoio lateral. Ela traz itens como seis airbags, alerta de ponto cego, chave presencial com travamento do carro por distanciamento, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos, faróis de LED, vetorização de torque, alerta de pressão dos pneus, controle de tração e estabilidade, sensor de ré, câmera de ré e ar-condicionado digital de uma zona.
Quanto ao consumo de combustível, usando sempre gasolina, conseguimos boas médias tanto na estrada como no circuito urbano. A versão que está sendo avaliada tem motor 1.2 Turbo Flex com até 133 cavalos de potência, câmbio automático e conseguimos as médias de 8,1 km/litro na cidade e quase 10 km/litro nas BRS e CE. Sentimos falta da tração 4×4, principalmente em nossa cidade e cidades vizinhas, por serem rodeadas de praias e dunas.
Ao final da avaliação, temos um veículo com uma proposta honesta e segura. Tem um bom acabamento, espaço interno, bons equipamentos e usabilidade. Atender bem ao trabalho e ao lazer. Nota máxima para a GM com o lançamento da nova Montana.