O mundo foi surpreendido nesta quinta-feira (8), com uma piora no estado de saúde da rainha Elizabeth II. Um comunicado do Palácio de Buckingham convocando a Família Real para acompanhar a monarca no Castelo de Balmoral, na Escócia, deixou o planeta em alerta.
“Devemos nos preparar para o pior”, disse um correspondente do canal de notícias BBC. Segundo o comunicado oficial, a monarca, de 96 anos, está confortável, mas médicos estão preocupados com seu estado de saúde.
A programação do canal britânico foi suspensa e ficou voltada somente para atualizações sobre a saúde da rainha. Logo, estudiosos da Família Real apontaram que estaria sendo cumprido a operação “London Bridge is Down”, em português “A ponte de Londres está caindo”, que traz todo um protocolo pré-estabelecido para anunciar a morte da monarca britânica.
Comunicado oficial
No início desta tarde, foi confirmado oficialmente através das redes sociais da família real o falecimento da rainha Elizabeth II. “A Rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O Rei e a Rainha Consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, declarou um comunicado.
The Queen died peacefully at Balmoral this afternoon.
The King and The Queen Consort will remain at Balmoral this evening and will return to London tomorrow. pic.twitter.com/VfxpXro22W
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 8, 2022
Reinando há 70 anos e adorada pelos britânicos, a rainha Elizabeth II apresentava problemas de saúde desde o fim de 2021.
A rainha no Brasil
A rainha Elizabeth II fez sua primeira e única viagem ao Brasil em 1968. Ela passou onze dias no Brasil. Elizabeth e o marido, o príncipe Philip passaram por seis cidades e conheceram figuras ilustres como Pelé, durante um jogo no estádio do Maracanã.