Nesta segunda-feira (3), a Nasa anunciou o nome dos quatro astronautas que irão na nave da Artemis II, missão histórica ao redor da Lua após 50 anos em que o homem pisou no satélite pela última vez. Dentre os escolhidos estão os astronautas Victor Glover e Christina Hammock Koch, que serão o primeiro homem negro e a primeira mulher em uma viagem lunar da agência espacial. Reid Wiseman e Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadense, serão os outros astronautas da missão.
Selecionada como astronauta da Nasa em 2013, Christina foi engenheira de voo na Estação Espacial Internacional (ISS) em três expedições e é a mulher que ficou o maior tempo contínuo no espaço até agora, com 328 dias. Ela será especialista da missão Artemis II.
Já Victor será piloto da missão e também entrou para a Nasa em 2013. Foi o primeiro homem negro a participar de uma missão de longa duração (seis meses) a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS) e já atuou como engenheiro de voo em uma expedição.
Prevista para o final de 2024, os quatro astronautas irão decolar no foguete SLS da Nasa – o mais poderoso do mundo – e viajarão a bordo da cápsula Orion, acoplada no topo do foguete, que se desprenderá uma vez no espaço e os levará para a Lua, mas sem pousar. A missão abrirá caminho para a tripulação da missão seguinte do programa, Artemis III, caminhar na Lua em 2025. A Nasa pretende fazer história com o programa e pousar nessa fase a primeira mulher e a primeira pessoa não-branca na superfície lunar.