Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é a segunda maior causa de morte entre os homens, por isso existe um mês inteiro para abordar sobre o tema, além de incluir conversas sobre o tratamento de outras doenças que atingem esse gênero. Aliás, o público masculino é o que menos vai ao médico, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, mostrou que 62% dos homens brasileiros visitam o médico apenas quando os sintomas de qualquer doença se tornam insuportáveis.
A pesquisa do INCA mostra ainda que mais do que qualquer outro tipo, o câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. Como fatores de riscos estão a idade para pessoas com 50 anos ou mais, e também o histórico familiar, pessoas que têm irmão, pais, tios, ou outra pessoa de qualquer grau de parentesco que já teve câncer de próstata deve fazer os exames mais cedo, de preferência a partir dos 40 anos.
Mesmo que o mês de novembro seja em especial uma conscientização sobre os cuidados com a doença, o alerta deve se estender para o ano todo. A identificação da doença pode ser detectada realizando dois tipos de exames: O Antígeno Prostático Específico (PSA), e, o mais conhecido, exame de toque, que não causa desconforto, a menos que haja tumor. O recomendado é que homens acima de 50 anos façam um desses exames uma vez por ano, pois existe a probabilidade de identificar 80% dos tumores.
Em estágios iniciais o câncer de próstata não causa incômodo, mas em estágios avançados os sintomas aparecem, podendo ser fluxo urinário fraco ou interrompido; sangue na urina ou no sêmen; vontade de urinar com frequência no período noturno; disfunção erétil. Para evitar a doença é importante seguir algumas dicas. Confira:
Mantenha o peso corporal
Homens com excesso de peso corporal têm mais chance de desenvolver câncer de próstata, por isso é importante variar os nutrientes na alimentação, o ideal é consumir uma dieta com carboidratos complexos, proteínas e gorduras boas.
Pratique exercícios
Fazer exercícios físicos com frequência, no mínimo 30 minutos diariamente, ajuda a evitar diversas doenças, entre elas o câncer.
Não fume
O cigarro causa vários tipos de câncer, além do câncer de próstata, por isso não fumar previne uma série de problemas.