Com duas opções de motores e sete versões de acabamento, modelo inicia uma nova fase da marca no país
Não, ele não é um mini Cactus, é o novo C3. Apesar de semelhante, o produto é a grande novidade da Citroën para o mercado brasileiro em 2022. Concebido para rodar em toda a América do Sul e com um investimento superior a R$ 1 bilhão, o novo C3 é uma projeto global que utiliza a nova plataforma modular CMP da Stellantis, que estreia no Polo Automotivo de Porto Real (RJ) após um investimento de R$ 220 milhões na unidade.
A começar pelo design, os icônicos Deux Chevrons que remetem às engrenagens bihelicoidais criadas por André Citroën, receberam uma nova leitura com linhas duplas que começam por meio das luzes de condução diurnade leds nos faróis bipartidos e cruzam toda a dianteira até o centro. O modelo carrega ainda as barras de teto longitudinais, arcos nos para-lamas, lanternas traseiras que se integram às linhas do veículo e para-choque com parte central na cor preta.
Com 3,98 metros de comprimento, 2,54 metros de entre-eixos, 1,60 metro de altura e 1,73 metro de largura, o novo C3 estreia nas lojas em sete versões de acabamento, que traz entre os itens de série direção elétrica, ar-condicionado, airbag duplo, controle de estabilidade e tração com assistente de partida em rampa, indicador de trocas de marcha, luzes de condução diurna (DRL), vidros dianteiros e travas elétricas, monitoramento de pressão dos pneus e painel digital com computador de bordo.
Para a motorização, há duas opções com o 1.0 Firefly de até 75 cv, oferecido sempre com câmbio manual de cinco marchas e o 1.6 EC5 de até 120 cv associado a um câmbio manual de cinco marchas ou um automático de seis.
A versão Live Pack 1.0 soma a nova central multimídia de 10 polegadas com conectividade sem fio, entrada USB no console, volante com comandos do som e bluetooth e banco dianteiro do motorista com ajuste de altura. Para a versão Feel, há mais vidros traseiros elétricos, alarme perimétrico, volante com ajuste de altura, luzes de condução diurna (DRL) de leds, rodas de liga-leve de 15 polegadas, barras longitudinais no teto, Chevron cromado e maçanetas na cor da carroceria.
Já na versão Feel Pack 1.6 16V automático, o pacote de equipamentos é complementado com câmera de ré, volante com revestimento exclusivo, rodas liga-leve de 15 polegadas diamantadas, faróis de neblina e câmbio automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais e modo eco.
Para o lançamento, a Citroën preparou a série limitada First Edition, com motor 1.0 ou 1.6. Ela acumula todos os itens do pacote Feel (1.0) e Feel Pack (1.6 16V Automático) e terá somente 2.000 unidades. Nela, as barras longitudinais do teto são pintadas de cinza, os faróis de neblina recebem uma moldura branca, as laterais carregam Airbumps exclusivos e a cabine adota tapetes especiais. A pintura metálica bitom é de série.
A edição First Edition também terá um lote de 100 unidades com venda exclusivamente online. Quem adquirir o modelo, irá ganhar uma arte em NFT (token não fungível) criada pela artista Naíma Almeida, onde consumidor poderá customizar sua arte a partir de um site, criando um desenho único. Essa obra será entregue ao cliente na forma de carteira digital, como uma NFT com valor monetário atrelado, e também em forma física, em uma moldura de acrílico.
Novo Citroën C3 – Versões e Preços
C3 Live 1.0 – R$ 68.990
C3 Live Pack 1.0 – R$ 74.990
C3 Feel 1.0 – R$ 78.990
C3 Feel 1.6 16V – R$ 86.990
C3 Feel Pack 1.6 16V Automático – R$ 93.990
C3 1.0 First Edition – R$ 83.990
C3 1.6 16V Automático First Edition – R$ 97.990