Que ninguém resiste a uma sobremesa, isso é fato! Um bom pedido é o famoso Petit Gâteau, conhecido pela sua textura única e experiência gastronômica marcante. Sua origem é cheia de controvérsia, já que alguns chefes reivindicam a criação.
Um dos chefes que afirmam ter criado o irresistível bolinho de chocolate é Michel Bras. Sua versão surgiu na França na década de 1970 com o nome de coulant au chocolate. A receita era complexa, mas foi simplificada mundo afora Desde que o cozinheiro fazia no extinto restaurante Le Coq Hardy, na França, a sobremesa se tornou um sucesso.
Nos dias de hoje, o Petit Gâteau é quase presença obrigatória nos restaurantes brasileiros. Por aqui, a sobremesa começou a aparecer nos anos 90, com a leva de chefs franceses radicados em São Paulo. Erick Jacquin foi um dos primeiros a introduzir a sobremesa num cardápio paulistano, em 1995, no Le Coq Hardy.
O sucesso do petit gatêau no Brasil é enorme, o que resultou nas variadas versões abasileiradas do doce que vai desde doce de leite, queijo e goiabada e até capim-santo. Há, praticamente, sabor para todo tipo de paladar.
Em Fortaleza você pode encontrar lugares incríveis que oferecem a sobremesa no cardápio, como: Marcel Restaurant, Santa Grelha, Murano Grill e Café Viriato. Se preferir, você também pode fazer em casa. Veja a receita:
Ingredientes
Modo de preparo
Acrescente a farinha de trigo aos poucos e mexa delicadamente, até incorporar tudo.