Os detalhes preciosos da cerimônia de coroação do rei Charles III


Cerimônia acontece nesse sábado, dia 6; Monarca receberá a coroa oito meses depois da morte da rainha Elizabeth II


4 maio 2023 | Luxo

Marcada para acontecer no dia 6 de maio, na Abadia de Westminster, a cerimônia de coroação do rei Charles III é esperado por todos ao redor do mundo. Com cerca de 2 mil convidados, a expectativa é de que ela seja mais curta e inclusiva do que em 1953, em vez dos 8 mil que compareceram à três horas de coroação da falecida rainha Elizabeth 2ª. O resultado vai de encontro com os planos de Charles para uma monarquia mais enxuta, porém não menos rica em detalhes preciosos como ouro, seda e joias que estão nas peças que ele usará no evento.

Logo no início, a procissão que levará o futuro rei do Palácio de Buckingham até a Abadia de Westminster será a bordo da Diamond Jubile State Coach (Carruagem do Jubileu de Diamante). Construída em 2012 para comemorar o 60º aniversário do reinado da Rainha Elizabeth II, a carruagem tem chassi de alumínio, suspensão hidráulica, ar condicionado, aquecimento, vidros elétricos e conta com uma coroa dourada no topo, esculpida em carvalho do HMS Victory, navio de guerra mais antigo ainda em serviço da Frota Britânica, que também pode acomodar uma câmera em 360 graus para visão total da procissão ao rei.

Já nas vestimentas, o futuro rei usará túnicas centenárias de seus ancestrais, como a Supertúnica, criada para seu bisavô George V em 1911 e usada em sucessivas coroações, inclusive a da finada Elizabeth II. O tecido mescla fios de seda envoltos em ouro e prata e é adornado com motivos florais. Apenas esta peça pesa cerca de 2 kg. Haverá também o tradicional Manto Imperial, que foi produzido para o Rei George IV em 1821 e foi usado também pelo Rei George V, Rei George VI e Rainha Elizabeth II. É a vestimenta mais antiga usada no Serviço de Coroação, pesa entre 3 e 4kg e é confeccionado em tecido de ouro, prata, fios de seda e mais ouro.

Os detalhes continuam com a Luva de Coroação, que será a mesma utilizada na Coroação do seu avô, o Rei George VI, e o Cinto da Espada da Coroação, feito de tecido de ouro e bordado em fios de ouro com arabescos e volutas. Historicamente, a peça é fornecida nova pela Worshipful Company of Girdlers para cada coroação, mas Charles optou reutilizar o Cinturão feito para a Coroação de seu avô, o Rei George VI, em 12 de maio de 1937. Acompanhando a tradição, o rei Charles usará a clássica coroa de St. Edward, a mais antigas entre as britânicas e peça central das jóias da Família Real. Pesando cerca de 2 kg, ela é feita de ouro puro e adornada com rubis, ametistas e safiras, sendo avaliada em cerca de 36 milhões de euros (quase R$ 200 milhões).

Por último, mas não menos importante, rei Charles III terá a histórica cadeira da coroação, peça central da cerimônia há séculos, que recebeu uma minuciosa restauração. Com 700 anos, a cadeira medieval foi feita por ordem de Edward I, que reinou de 1272 a 1307, e foi usada em praticamente todas as cerimônias de coroação desde então. Feita de carvalho báltico e revestida com muitos detalhes em ouro, ela foi projetada para incluir a Pedra da Coroação, ou Pedra do Destino, que havia sido tomada da Escócia por Edward 1º. A pedra, que atualmente está na capital escocesa, Edimburgo, deve ser levada à Abadia de Westminster para a coroação.

Após o serviço de coroação, o rei partirá com a rainha consorte da Abadia de Westminster ao Palácio de Buckingham no Gold State Coach, uma carruagem de 260 anos e que foi vista pela última vez durante o Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II em 2022. Feita de madeira dourada, ela é forrada e estofada com veludo e cetim, tem painéis pintados de deuses e deusas romanos, juntamente com três querubins no teto que representam a Inglaterra, Escócia e Irlanda. Pesando quatro toneladas e com sete metros de comprimento, viajará em ritmo de caminhada.

Para quem desejar assistir o espetáculo de pompa e acompanhar o 40º monarca a ser coroado na Abadia de Westminster desde 1066, Procissão do Rei saindo do Palácio de Buckingham até a Abadia de Westminster inicia às 6h20 no horário de Brasília. No Brasil, o público poderá acompanhar a cerimônia de coroação do Rei Charles III pela emissora GloboNews, na TV fechada, a partir das 6h, ou pelo Globoplay ou o site G1. Além disso, o site da emissora CBS também vai transmitir ao vivo, mas em inglês, assim como no canal oficial da Família Real no YouTube e da emissora Sky News Channel.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

ARTIGOS RELACIONADOS


Deprecated: A função WP_Query foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 3.1.0! caller_get_posts está depreciado. Utilize ignore_sticky_posts no lugar. in /home4/revi8625/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078