A Fundação WCD (WomenCorporateDirectors) realizou um levantamento com uma amostra de 65 membros da WCD Brasil no mês de maio deste ano e percebeu que do total de entrevistados, 83% defendem que conselho e diretoria deverão estabelecer-se como os mensageiros e líderes efetivos de ESG (do inglês Environmental, Social and Governance / Meio Ambiente, Social e Governança Corporativa). Os dados fazem parte da segunda edição da publicação WCD Unframed, que aborda o tema Capitalismo de Stakeholder: Engajamento não é apenas opção.
Para 72% dos respondentes, as agendas ambiental e social não acontecem plenamente nas organizações enquanto o elemento governança não estiver solidamente estruturado. “O conselho se torna a força motriz da agenda ESG, pois dá o tom para que a demanda por uma atuação sustentável seja ouvida, enraizada na cultura organizacional e praticada diariamente por todo o time de gestores com resultados mensuráveis, consistentes e duradouros”, afirma Sandra Guerra, coautora da “WCD Unframed — Capitalismo de Stakeholders” e autora do livro “A Caixa-Preta da Governança” (Best Business, 2021).
No que diz respeito aos principais desafios para a inclusão da agenda ESG ser recorrente nas pautas dos conselhos, 58% relatam que o tema não está integrado à estratégia da empresa ou negócio. Outros 20% dizem que falta espaço diante de outros assuntos considerados mais importantes.
Por outro lado, mesmo com o crescimento dos debates sobre esse tema ocorrido com a crise da Covid-19, a crença perseverante entre conselheiros e diretores é de que a agenda ESG é uma distração do foco na geração de valor econômico: 65% dos entrevistados admitiram essa realidade no âmbito corporativo.
“O “G” de governança assegura que as iniciativas nas dimensões social e ambiental estejam, de fato, tecidas na estratégia da empresa e sejam devidamente monitoradas, buscando a geração de valor no longo prazo. Suas diretrizes, portanto, devem emanar do Conselho de Administração (CA) para que sejam implementadas de forma transversal em todas as atividades do negócio”, finaliza Guerra.