Pesquisadores cearenses desenvolvem larvicidas feitos de castanha de caju



20 abr 2022 | Noticias

Menos tóxicos para o meio ambiente, os produtos feitos para combater o Aedes aegypti avançam nos testes para serem utilizados em casa

 

Por Gabriela Guasti

Cientistas da Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolveram cinco larvicidas contra o mosquito Aedes aegypti a partir da casca da castanha de caju. O inseto é o agente transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Os inseticidas foram feitos a partir do líquido da casca da castanha, o LCC, com o objetivo de ser menos tóxico que os produtos sintéticos e, assim, poder ser usado pela população sem a supervisão de agentes sanitários. Além disso, de acordo com a Agência UFC, por ser desenvolvido a partir de componentes naturais, o composto tem seu custo de produção reduzido. 

O Prof. Diego Lomonaco, do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica da UFC, foi o primeiro a estudar a atuação do líquido da casca de castanha de caju como larvicida, em 2006 (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Os larvicidas contém o LCC unido ao hidróxido de sódio, uma substância que permite a dissolução do líquido na água em locais onde as larvas dos mosquitos se desenvolvem, tornando o ambiente impróprio para o seu desenvolvimento. 

Atualmente, os compostos estão sendo testados para avaliar o seu nível de toxicidade no ambiente e em animais, incluindo os seres humanos, e devem passar pela avaliação da Agência Nacional de Segurança Sanitária (Anvisa) antes de serem comercializados.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

ARTIGOS RELACIONADOS


Deprecated: A função WP_Query foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 3.1.0! caller_get_posts está depreciado. Utilize ignore_sticky_posts no lugar. in /home4/revi8625/public_html/wp-includes/functions.php on line 6078