Dirigir pode ser uma habilidade libertadora, mas para muitas pessoas, em especial as mulheres, há muitos motivos para que isso não aconteça, como renda insuficiente para os custos ou até mesmo medo. Mais de 57 milhões de mulheres não possuem Carteira Nacional de Habilitação e segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), apenas 35% das CNHs ativas no país pertencem ao sexo feminino.
Visando ter um trânsito mais igualitário, a Chevrolet anunciou um projeto junto a ONG Plano de Menina, vinculada a consultoria de gênero e diversidade Plano Feminino, que irá apoiar uma ação de financiamento coletivo para que mulheres que não têm condições financeiras tenham a oportunidade de tirar sua habilitação. Inicialmente, a Chevrolet irá doar R$ 1 milhão para a campanha, na qual empresas e pessoas também podem contribuir.
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“Com essa campanha, queremos quebrar os preconceitos no trânsito. Por exemplo, só 6% dos acidentes em São Paulo são causados por mulheres, justamente por serem mais cuidadosas ao dirigir. Porém, 80% das pessoas que têm medo de dirigir, são mulheres. Essa comunicação vem para incentivar a todas a perderem esse medo e mostrar que o trânsito é lugar para todos”, comenta Chris Rego, diretora-executiva de Marketing da GM América do Sul.
Alinhado ao projeto, a montadora está também lançando uma campanha nacional com o modelo Tracker juntamente com a filósofa e escritora Djamila Ribeiro, que contará com uma websérie mostrando o passo a passo de tirar a CNH, além de um grupo de influenciadoras que também irá incentivar mulheres a fazerem o mesmo.