Em Fortaleza, o nicho dos produtos sólidos já tem seu espaço nos cosméticos com opções naturais e veganas, além de sustentáveis e feitos artesanalmente
Por José Gabriel Damasceno
Simples barrinhas encaram o desafio de ganhar espaço em um dos mercados mais lucrativos do mundo. O setor dos cosméticos no Brasil é o quarto maior do planeta, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. Somente em solo brasileiro a área lucrou U$29,62 bilhões em 2019, segundo dados da Euromonitor.
A inovação dos produtos de higiene sólidos vai desde a embalagem biodegradável, como casos onde o celofane vegetal é usado, passando pela a economia de água ao evitar o uso de embalagens plásticas, e até mesmo a construção transparente do preço final dos produtos – como é o caso das lojas B.O.B, Simples Organic e Alquimist, que são vendidos como veganos, naturais e feitos artesanalmente.
Em Fortaleza, a Meu Eco, marca de cosméticos naturais, chegou ao mercado com a proposta de produtos sustentáveis, acompanhando a tendência do mercado internacional em produzir itens de higiene sólidos. A CEO da marca, Brunna Angelica, mestre em Sociobiodiversidade e tecnologia Sustentável, conta que estudou sobre os sólidos e acompanhou a tendência destes produtos no mundo dos cosméticos.
Brunna revela que o diferencial dos seus produtos é justamente não possuir embalagens plásticas e ter maior duração. “Isso impacta bastante”, afirma. Sobre a recepção do público em Fortaleza, a empresária diz: “tem sido boa, porém é preciso fazer um trabalho de reeducação e mostrar as possibilidades, facilidades e benefícios. Não é todo mundo que curte ou se adapta, mas quem usou não larga mais”.
Os desafios são muitos, mas a CEO destaca que a sua marca vai além de vender cosméticos naturais, sendo uma empresa comprometida em preservar os ecossistemas. “Nosso principal pilar é a sustentabilidade, consumir sem degradar e sim regenerar. Nosso maior objetivo é democratizar os cosméticos naturais, para que eles sejam acessíveis a todos e que todos possam consumir de forma consciente”, afirma.
A gama de itens na versão sólida já abrange produtos como xampu, condicionador, máscara capilar e hidratante facial. A expectativa é de que desodorantes e produtos para acne também ganhem formatos sólidos. “O próximo passo agora é reeducar o consumidor para usar os produtos. Eu acredito que há bastante gente interessada”, acrescenta Brunna.
“Consigo usar produtos mais naturais que respeitam o meio ambiente e são mais saudáveis para meu corpo”
O relato acima é de uma das consumidoras da Meu Eco, Daysiane Brandão. Ela começou a transição para os sólidos há cerca de um ano. Primeiro usou o xampu pastilha de cupuaçu e laranja, e o condicionador. Ela usa também os sabonetes naturais e o hidrante facial sólido.
“A mudança dos líquidos para cosméticos sólidos se deu pensando na diminuição de resíduos gerados. Com os produtos sólidos não acumulo embalagens, além disso consigo usar produtos mais naturais, que respeitam o meio ambiente e são mais saudáveis para meu corpo”, relata Daysiane.
A experiência no uso dos cosméticos sólidos conquistou espaço fixo na vida de Daysiane que, inclusive, busca abranger o uso para pessoas próximas. “Sempre recomendo os produtos sólidos, dou de presente a amigas e familires”, conta. Ela fala também sobre a praticidade dos produtos: “acho que é bem mais simples para levar, por exemplo em viagem, ocupa menos espaço”.
Daysiane finaliza contando que o uso vai além de ser um produto pessoal, sendo importante considerar o impacto social. “Tem a questão de serem produtos mais naturais, que realmente tratam meu cabelo e pele. Utiliza menos água para sua produção e gera menos resíduos sólidos, o que os tornam bons para o meio ambiente, além de serem bons para minha saúde do meu corpo”.
Pastilhas dentais
O mercado brasileiro ganhou também uma alternativa sustentável para a higiene bucal. Através da marca paulistana Sana Green, as pastilhas dentais chegaram para ocupar um espaço importante nas casas dos consumidores mais conscientes e preocupados com o meio ambiente.
“Mudar a cultura do consumo de produtos de higiene bucal no Brasil é a nossa missão. Para isso, desenvolvemos um produto simples, altamente funcional e sustentável em todas as etapas de produção. O objetivo é entregar o resultado que se espera de uma boa escovação, trazer praticidade ao dia a dia e tudo isso sem precisar agredir o meio ambiente e nem desgastar os dentes. Afinal, é totalmente possível cuidar melhor da saúde e do planeta ao mesmo tempo”, explica Luciano Mazitelli, dentista e CEO da marca.
As pastilhas são vendidas em formato de comprimidos e na quantidade suficiente para a escovação. O uso é feito através da mastigação. Com a pastilha em contato com a saliva, o produto começa a fazer a espuma, e então com o auxílio da escova a higiene dos dentes é feita. O processo, prático e eficiente, precisa ser feito ao menos três vezes ao dia.