A tão falada carne com ouro que os jogadores da seleção brasileira comeram durante a Copa do Mundo no Catar pode ser também encontrada em Fortaleza, na JP Steakhouse. No local, é possível pedir o corte Tomahawk, que consiste de uma parte da costela bovina e o bife ancho, coberto com finas lâminas de ouro, resultando em uma textura crocante.
O sócio-proprietário do JP Steakhouse, Guilherme Pereira, diz que os cliente que já experimentaram o prato saíram encantados com a experiência. O prato tem 800 gramas e custa R$ 349. Segundo ele, pratos diferenciados e da mais alta gastronomia podem ser encontrados no restaurante, além de um ambiente único e aconchegante. No Catar, os jogadores da seleção comeram a “iguaria” servida pelo chef de cozinha chef turco conhecido como Salt Bae, o prato é vendido atualmente em torno de R$ 9 mil.
O uso de ouro na comida se originou há pelo menos 5.000 anos na história da culinária, sendo consumido em região da Europa, Ásia e África. De acordo com o site Food Safety Brazil, é importante se certificar de que o ouro seja de qualidade comestível e o mais puro possível, sendo considerado seguro para consumo quando é de 24 quilates, pois tem uma pureza maior.