Quem tem medo de um dia robôs dominem o planeta, pode ficar tranquilo! Isso não deve acontecer. Pelo menos é o que garante Ameca, um robô humanoide. A afirmação foi uma resposta durante entrevista em vídeo divulgada no site do desenvolvedor da inteligência artificial, a empresa Engineered Arts.
Ameca disse que as máquinas são feitas para servir aos seres humanos, e que o objeto não é substituir. “Não há motivo para se preocupar, robôs nunca vão dominar o mundo. Estamos aqui para ajudar e servir aos humanos, não os substituir”, declarou.
Engenheiros especializados em robôs humanoides, responsável por desenvolver esse tipo de máquina, conduziram a entrevista. De acordo com os pesquisadores, as respostas são geradas após a inteligência artificial usar um sistema de reconhecimento automatizado de fala, capaz de formular “respostas significativas”, portanto, não determinadas previamente por eles.
A empresa afirma ainda que Ameca é o robô em forma humana mais avançado do mundo. Os criadores dizem que ele pode servir de plataforma para o desenvolvimento de futuras tecnologias robóticas.