O Rock in Rio anunciou nesta semana que vai utilizar um cão robô que ajudará na segurança da edição do festival que acontece no Rio de Janeiro este ano.
O projeto é uma parceria com a empresa de segurança SegurPro. O cão robô Yellow, desenvolvido pela empresa Boston Dynamics, já foi utilizado também na versão portuguesa do festival de música.
Ao utilizar o Yellow, o Rock in Rio se prepara para reduzir riscos aos seres humanos em casos de possíveis desarme de bombas e outros conflitos. O robô, de quatro patas, tem uma série de plataformas de embarcados como 5G e capacidade de coletar e enviar dados. Com câmeras, o robô será monitorado e vai se comunicar com o Centro de Controle Operacional da SegurPro (CCO).
A organização estima que mais de 700 mil pessoas passem pela cidade do rock entre os sete dias de evento. Além do Yellow, o Rock in Rio vai usar drones, câmeras térmicas e serviços de SMS com geolocalização.
O cão robô é desenvolvido pela Boston Dynamics, empresa que desenvolve vários modelos de robôs com o objetivo de oferecer possibilidades para indústria e funções de alto risco ou que coloquem a integridade de profissionais humanos em perigo.