A Volkswagen Caminhões e Ônibus lançou no mercado brasileiro o VW e-Delivery, caminhão urbano leve totalmente movido a energia elétrica. Com opções de 11 e 14 toneladas, os modelos do e-Delivery foram totalmente desenvolvido, testados e fabricados no país, um resultado de R$ 150 milhões em investimentos.
O modelo de 11 toneladas está equipado com um motor que entrega 300kW com torque máximo de 2.150 Nm desde a rotação zero. Com suspensão pneumática de série, conta com seis módulos de bateria ou, opcionalmente, três módulos, de acordo com a autonomia necessária. Tem peso bruto total de 10.700 kg e sua capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, chega a 6.320 kg.
O e-Delivery de 14 toneladas também tem motor que entrega 300kW e torque de 2.150Nm desde as primeiras rotações. Sua suspensão pneumática permite suspender um dos eixos para gerar ainda mais economia na operação. Pode receber seis ou três módulos de bateria e tem peso bruto total de 14.300 kg, com capacidade máxima de carga útil, somada à carroceria, chega a 9.055 kg.
De acordo com Robertos Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, além do acordo já firmado com a Ambev, Coca-Cola FEMSA Brasil e JBS são as primeiras empresas a adquirir os modelos elétricos.