5 motivos para dar uma chance a moda second hand


Tendência é uma ótima alternativa para ajudar a saúde do planeta e ainda contribui para o bolso


1 nov 2022 | Moda

Economizar dinheiro, preservar os recursos naturais ou até mesmo incrementar o estilo com peças vintage são alguns dos motivos que levam as pessoas a procurarem os brechós ou as lojas que vendem produtos de segunda mão. O mercado second hand está em contínua expansão e com tendência a ultrapassar o mercado de fast fashion até 2030, segundo o estudo a (re)descoberta da moda seminova do Brasil, produzido recentemente pelo Boston Consulting Group (BCG) em parceria com o Enjoei.

E engana-se quem pensa que esse mercado surgiu por agora. Nos séculos XVI e XVII, em Veneza, havia uma associação de comerciantes de roupas de segunda mão chamada L’Arte degli Strazzaruoli, que regulamentou todos os aspectos do comércio de second hand quando a peste atingiu a cidade.

Em Londres, o comércio de roupas de segunda mão era tão grande e bem organizado que em 1843 eles estabeleceram formalmente a Old Clothing Exchange. Algumas peças, como o jeans, o pea coat e as parkas se tornaram icônicas no mundo fashion porque foram redescobertas como second hand.

Apesar de se falar em adquirir algo “seminovo”, esse processo é um movimento de repensar o consumo e sua relação com a sustentabilidade como um todo, que atinge uma cadeia que vai desde os recursos ambientais até a valorização do pequeno empreendedor. Se você não sabe por onde começar ou que saber quais as vantagens de aderir ao mercado de moda second hand, aqui vão 5 motivos:

 

  • Economia

Esse pode ser o principal motivo para muitos, já que permite a compra de peças praticamente novas por preços bem atrativos. Mesmo que a peça tenha sido de outra pessoa, se ela está em bom estado, lhe agrada e se encaixa naquilo que você procura, por que não adquiri-la, contando ainda com um preço justo? Se joga na compra.

 

  • Diversão

Procurar um item em busca da exclusividade ou do melhor preço pode ser uma experiência bem interessante e inovadora. Ao comprar em locais físicos ou online, você poderá criar um mundo de possibilidades e se divertir de acordo com suas preferências e claro, o seu bolso.

 

  • Sustentabilidade

A produção exacerbada, alinhada à cultura do descarte, faz com que um caminhão de roupas usadas seja despejado em aterros ou queimado a cada segundo no mundo. Comprar itens seminovos colabora com a redução do impacto ambiental, aumenta o ciclo de vida de uma peça e ajuda o movimento de circularidade da moda, que tende a aumentar nos próximos anos.

 

  • Diversidade de peças

O mercado de second hand proporciona uma diversidade de opções de peças, marcas, preços e produtos exclusivos de coleções passadas e vintages. Você realmente irá comprar aquilo que lhe agrada e ainda terá a oportunidade de definir o seu estilo, com o que você gosta.

 

  • Consumo consciente

Consumir com inteligência consiste em pensar no custo-benefício, evitar compras desnecessárias e refletir sobre o ciclo de vida de uma peça, visando qualidade ao invés de quantidade. Faz bem para o planeta, para o seu armário e para o bolso.

COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA

ARTIGOS RELACIONADOS


Deprecated: A função WP_Query foi chamada com um argumento que está obsoleto desde a versão 3.1.0! caller_get_posts está depreciado. Utilize ignore_sticky_posts no lugar. in /home4/revi8625/public_html/wp-includes/functions.php on line 6031