Desde agosto de 2021, o mercado brasileiro conheceu o Jeep Commander e fez dele um sucesso instantâneo. Mais de 35 mil unidades do modelo já foram vendidas no país, assumindo a liderança em sua categoria ano após ano. Primeiro Jeep totalmente desenvolvido no Brasil e exportado para outros países na América Latina, ele está disponível em três versões e duas opções de motorização.
Para o leitor ter um Jeep Commander na versão topo de linha Overland com motor 2.0 diesel de 4WD (tração nas quatro rodas), deve desembolsar mais de R$ 300 mil. Mesmo com esse valor, é provável ter que enfrentar fila de espera. Esse foi o modelo que avaliamos pelas ruas em Fortaleza, bem como nas BR e CE do nosso Estado. Asfalto, pedras, em algumas dunas e piso de areia, ele se saiu muito bem.
Ele tem muito do seu irmão Compass, que é um SUV também de muito sucesso, sendo que é bem maior que ele. Acomoda confortavelmente sete passageiros e tem um espaço interno bem maior. São 4,77 metros de comprimento, 1,86 m de largura, 1,68 m de altura e 2,79 m de entre-eixos.
A Jeep criou o Commander para um cliente que pensa na família, já que tem uma terceira fileira de bancos, onde os meninos quererem ir, por acharem mais divertidos. O porta-malas chega a ter uma capacidade de 661 litros, o que é muito bom para acomodar a malas na hora de fazer uma viagem.
Em termos de conectividade e de assistência de condução, ele tem piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática, sistema de estacionamento automático e alerta de ponto cego, muito necessário para minha rotina. Uma pena que o item não está mais disponível na versão de entrada Longitude na gama 2024.
Nos dias de avaliação, seu consumo ficou em torno de 9,5 km/l na cidade e chegando a um pouco mais de 12 km/l na estrada. A motorização é um 2.0 turbo diesel de até 170 cv de potência, associado ao câmbio automático de 9 marchas e tração 4×4. O resultado é uma compatibilidade acertada entre desempenho e direção no SUV grande da Jeep.
Em um segmento que tem Mercedes-Benz GLB e agora com a volta do Volkswagen Tiguan, o “comandante” está fazendo seu trabalho com maestria, liderando por mais um mês os D-SUVs em setembro, com 1.545 emplacamentos. No acumulado do ano, o Commander já conta com 15.388 unidades vendidas e 26,1% de participação na categoria.
Circulando pela cidade, ele desperta a atenção de todos e o seu proprietário tem em mente que fez a escolha certa. 2023 se encerrará com quantas unidades comercializadas do Commander? As apostas eu deixo com vocês.
Ficha Técnica Jeep Commander Overland – 2023
Motor
Posição: Transversal dianteiro
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada total: 1.956 cm³
Taxa de compressão: 16,5:1
Potência máxima (ABNT): 170 cv a 3.750 rpm
Torque máximo (ABNT): 38,7 kgfm (380 Nm) a 1.750 rpm
Combustível: Diesel
Câmbio automático: Nove marchas à frente e uma à ré
Tração: Integral
Rodas: 7,5” x 19” – liga de alumínio
Pneus: 235/50 R19
Capacidade de carga: 540 kg
Volume do porta-malas: 661 litros (5 pass.)/ 233 litros (7 pass.)/ 1.760 litros (2 pass.)
Tanque de combustível: 61 litros
Desempenho
Velocidade máxima: 197 km/h
0 a 100 km/h: 11,6 s
Consumo
Ciclo urbano: 10,3 km/l
Ciclo estrada: 12,9 km/l