Quem pretende viajar com o seu bichinho de estimação deve estar atento as novas regras da Latam, companhia aérea. Entra em vigor agora em setembro a proibição de transportar animais braquicefálicos e mestiços de raças com essa característica no porão das aeronaves.
A medida surge como uma precaução e motivo de segurança com os pets já que os braquicefálicos possuem dificuldade para realizar troca de calor, problemas oftalmológicos e respiratórios.
Ficam proibidas as seguintes raças: affenpinscher, boston terrier, buldogue (todas as raças), cane corso ou mastim italiano, chow chow, toy spaniel inglês, griffon de bruxelas, chin (spaniel) japonês, lhasa apso, mastim inglês, pequinês, pug ou carlino (todas as raças), shar pei, shih-tzu e spaniel tibetano. Entre os gatos estão: burmês americano, himalaio, persa (todos os tipos) e shorthair exótico.
A companhia esclareceu ainda que pets dessas raças podem ir na cabine. Para tanto, o peso do animal somado ao do canil ou caixa de transporte deve ser de até 7 kg. “Eles podem seguir viagem nas cabines Economy e Premium Economy, e na maioria das rotas, atendendo às condições de tamanho e peso”, diz comunicado da empresa.