Uma longa espera, pensando até que o modelo jamais viria para o Ceará, já que a Fiat tinha poucas unidades para ceder aos jornalistas automotivo de todo País. Então, como diria o grande poeta Vinicius de Moraes, de repente, não mais que de repente, recebemos uma mensagem da Carolina Alves, responsável pela frota de veículos para avaliação da imprensa brasileira, que nos manda receber o veículo na Iguauto.
Esse mesmo, o Pulse Abarth, o primeiro de seu nome, a picada do escorpião na forma de veneno furioso e veloz. Sem timidez, já saímos acelerando pelas ruas com um destino certo e os olhares curiosos sempre à vista nos retrovisores. A alegria exalava na direção e na performance, que infelizmente só durou um dia. O motivo? Ao brincar com um cachorrinho, levei uma queda. Era triste ver o tão aguardado carrinho, estacionado na garagem e sem poder pisar no acelerador para sentir os 185 cv de potência.
Alguns dias, tudo ficou bem e então consegui acelerar muito a performance envenenada e direção provocante do Pulse Abarth. Lembrei dos bons tempos do autódromo do Ozébio (Eusébio), denominação criada por Minho Pimentel, para identificação do autódromo, que já foi Virgílio Távora e Eusébio. Qual o sentido de tamanho desejo pelo primeiro SUV compacto da marca do escorpião?
Ele é um verdadeiro esportivo, que nos oferece uma boa dirigibilidade e um preço convidativo: em torno de R$ 150 mil. Desenvolvido e fabricado no Polo Automotivo Stellantis de Betim (MG), o modelo foi lançado no final de 2022, recebeu a missão de marcar a volta da marca Abarth ao país e conseguiu, pois comercializou mais de 350 unidades em três dias na época.
Recebeu inúmeras modificações visando a melhoria de desempenho, bem como dirigibilidade. Nova calibração do câmbio, suspensões com molas e amortecedores mais firmes, nova direção mais direta e precisa, sistema de freio redimensionado e modificações feitas no exaustor. Ponto positivo para quem gosta de motores com barulho de um carro de corrida.
O comprador do Abarth não deve ser uma pessoa nem um pouco preocupada com o consumo, mas informamos que ele é meio alto. Conseguimos – quem sabe como muito esforço – sempre usando gasolina -, alcançar a média de 8 km/l na cidade e 11 km/l na estrada. Possui câmbio automático de até seis marchas e é equipado com o motor 1.3 turbo com potência de 185 cv e torque de 270 Nm. É capaz de chegar a 100 km/h em 7,6 segundos e sua velocidade máxima é de 215 km/h (etanol).
Não podemos esquecer do botão vermelho Poison no volante. Ele é um dos três modos de direção disponíveis e entrega condução mais firme, com progressão mais acentuada em velocidades maiores, além de diversão garantida. Segundo a Fiat, é possível atingir uma mesma velocidade em 60% do tempo quando comparado com o modo Normal.
Por fora, o Pulse Abarth traz o esperado visual esportivo com o símbolo do escorpião em vários pontos do carro e muitos itens de série. Há faróis com acendimento automático, cluster digital, central multimídia com 10,1 polegadas, carregador por indução, alerta de mudança de faixa e frenagem automática de emergência, freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold, entre outros.
O Pulse Abarth é daqueles que andei, gostei, dirigi e aprovei. Seria uma aquisição para satisfazer e lembrar os velhos e bons tempos de pilotagem em provas no autódromo. Uma empolgação ao volante para os futuros e presentes proprietários picados e envenenados pelo furacão escorpiano.
Ficha Técnica Pulse Abarth Turbo 270 AT – 2023
Motor
Posição: Transversal dianteiro
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada total: 1.332 cm³
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência máxima (ABNT): 180 cv (gasolina) / 185 cv (etanol) a 5.750 rpm
Torque máximo (ABNT): 270 Nm (27,5 kgfm) a 1.750 rpm
Combustível: Gasolina/Etanol
Câmbio automático: Seis marchas à frente e uma à ré
Tração: Dianteira
Rodas: 7,0” x 17”
Pneus: 215/50 R17
Capacidade de carga: 400 kg
Tanque de combustível: 47 litros
Desempenho
Velocidade máxima: : 215 km/h (etanol) / 214 km/h (gasolina)
0 a 100 km/h: 7,6 s (etanol) / 8,0 s (gasolina)
Consumo
Ciclo urbano: 10,0 km/l (gasolina) / 6,8 km/l (etanol)
Ciclo estrada: 12,3 km/l (gasolina) / 8,8 km/l (etanol)