É bom ver um sedã médio bonito e bem acabado circulando pelas ruas. Não estou falando do Corolla, e sim do novo Nissan Sentra, que apresenta-se totalmente renovado. Essa nova geração foi apresentada em 2019, na China, vindo em seguida México e Estados Unidos. Só agora desembarcou no Brasil, importada do México e em duas versões.
A revista CHIC recebeu para avaliação o novo Nissan Sentra Exclusive, que é o topo de linha, cujo preço é de R$ 171.590. No primeiro contato, percebemos que a montadora japonesa nos presenteou com um magnífico sedã. Chama atenção o design, acabamento, conforto e tecnologia. O visual elegante se apresenta nas linhas marcadas na grade frontal e no restante do veículo. Por dentro, nota-se a verdadeira mudança.
Superfície macia ao toque no seu interior nos levam ao console central elevado com diversos porta objetos, painel de instrumentos com a tela de 7 polegadas de boa definição, ar-condicionado de duas zonas, três saídas de ar centrais redondas e a central multimídia com tela de 8 polegadas. Esta não possui conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, uma pena. O volante traz uma boa dirigibilidade, mas o freio de estacionamento no pedal, acionado pelo motorista com o pé, é algo que surpreende, seja para melhor ou pior. Quem decide é quem dirige, e para mim, o melhor mesmo é com controle manual.
Já em relação ao conforto, o Sentra ganha muitos pontos. Os bancos, inclusive o traseiro, tem a tecnologia Zero Gravity e são bem confortáveis e com boas dimensões. Para quem vai atrás, o espaço para as pernas é muito bom, mas poderá sentir falta da saída de ventilação do ar, um item desejável. O porta-malas que era de 503 litros agora acomoda 466 litros, porém, ainda consegue levar bastante bagagem graças a sua boa profundidade.
O bom isolamento acústico é algo notável na hora de dirigir o sedã equipado com motor 2.0 aspirado. Usando apenas gasolina – não existe estudo para uma versão flex – são 151 cv. Está ligado a uma nova geração de CVT, com simulação de 8 marchas e opção de trocas pelas aletas no volante. O consumo de combustível nos chamou a atenção. Na cidade, os quase 10 km/litro se destacam, por ser um carro de porte grande. Na estrada, conseguimos chegar aos 14 km/litro.
O sedã médio na versão Exclusive traz ainda outros itens como retrovisores elétricos, detecção de objetos em movimento, sensor de estacionamento traseiro, câmeras 360°, indicador de fadiga, assistente de partida em rampa, monitoramento de pressão dos pneus, controle de tração e estabilidade, retrovisores com rebatimento automático, retrovisor interno fotocrômico e sistema de som premium da Bose.
Ficha Técnica Nissan Sentra Exclusive – 2023
Motor: 2.0 L, 16 válvulas, gasolina, 4 cilindros
Cilindrada: 1.997 cm³
Potência: 151 cv
Torque: 20 kgfm
Transmissão: Xtronic CVT
Tração: dianteira
Rodas: liga leve, 17 polegadas
Pneus: 215/50 R17
Volume do porta-malas: 466 litros
Tanque de combustível: 47 litros
Desempenho
Velocidade máxima: 200 km/h
0 a 100 km/h: 9,4 segundos
Consumo
Ciclo urbano: 11 km/l
Ciclo estrada: 13,9 km/l